A INFLUÊNCIA DAS ARENAS ESPORTIVAS NA CRIAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA DE MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS

Oportunidades-de-Negócios-Para-a-Copa-do-Mundo-00O futebol é um esporte reconhecido no Brasil como fenômeno cultural e como um mobilizador da economia por influenciar diversos segmentos de negócio. Tendo em vista essa característica do esporte, este estudo teve por objetivo identificar a influência das arenas esportivas dos principais clubes de futebol do estado de São Paulo, na criação e sobrevivência de micro e pequenos negócios em seu entorno. As arenas pesquisadas foram: Arena Corinthians, Allianz Park, Estádio Cícero Pompeu de Toledo e Estádio Urbano Caldeira. A amostra foi composta por dez empreendedores, proprietários de micro e pequenas empresas instaladas no entorno dessas arenas e as entrevistas foram transcrita e categorizadas em famílias de respostas e analisadas conforme análise de conteúdo. O presente estudo identificou o contexto das arenas esportivas do estado de São Paulo como uma oportunidade empreendedora a ser explorada, sendo que as arenas influenciam tanto na criação quanto na sobrevivência das MPEs pesquisadas.
Palavras-chave: identificação de oportunidade, arenas esportivas, micro e pequenas empresas, empreendedores.

Autoras: Silvia Simoni Orlando e Vania Maria Jorge Nassif

Quer ter acesso a mais pesquisas? Assine nossa newsletter e receba informações periodicamente.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.